sábado, 13 de novembro de 2010

João Collares leva arte, música e educação para a Bienal

Arte, música e educação estiveram juntas neste sábado (13) durante a participação do professor e artista, João Collares, na 6ª Bienal do Livro. Crianças e adultos puderam conhecer e lembrar as cirandas. O artista ficou encantado com a resposta do público à sua apresentação, que começou com a apresentação de alguns instrumentos musicais, como a sanfona, que muda de nome de acordo com cada região, explicação dada aos pequenos.

Através desta brincadeira com os sons, João Collares pode mostrar às crianças a verdadeira magia da música. “Todo este processo é importante no processo de aprendizagem da criança. Para isso, precisamos usar a linguagem adequada para que as crianças possam entender”.

Resgatamos a seleção de cirandas e foi lindo o que eles me passaram. Não só as crianças, mas os pais também interagiram. O Brasil ficou 37 anos sem música na educação. A partir do ano que vem, todas as escolas do Brasil terão que trazer de volta a música para a educação e isso é maravilhoso – disse o artista.

O trabalho de João Collares inclui a musicalização de histórias em diferentes áreas, como Ilha dos sonhos, que reúne ciências naturais e geografia. Na música Pontos Cardeais, ele dá uma verdadeira aula de geografia. “Esta bienal de Campos serve de modelo para qualquer bienal do Brasil. É fantástico este aproveitamento que foi feito do chafariz, na Caverna Literária, e do monumento ao soldado”, destaca o professor e artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário